Como e por que usar PFF2

Sabemos que o coronavírus é transmitido pelo ar, através de gotículas de saliva ou por partículas ainda menores, os aerossóis. As máscaras no padrão PFF2 são as mais indicadas para se proteger e proteger os outros contra a covid-19. As máscaras artesanais de tecido foram importantes nos primeiros meses da pandemia, mas com a disseminação de variantes mais perigosas do vírus, é ainda mais fundamental se proteger de maneira profissional.

PFF significa Peça Facial Filtrante. Elas podem ser PFF1, PFF2 ou PFF3, e esse número representa o grau de filtragem. Em testes exigentes no laboratório, o padrão PFF2 filtra mais de 94% da contaminação externa. No dia a dia, ele praticamente impede que gotículas de saliva e aerossóis que podem conter o vírus cheguem até seu nariz e boca. As máscaras são desenhadas para ter um encaixe justo no rosto, com elástico que prende na nuca. Embora não tenham sido produzidas especificamente para combater o vírus, são indicadas por instituições de saúde como “o padrão ouro” na proteção contra a covid.

Nos Estados Unidos, as máscaras PFF2 são conhecidas como N95, e na Europa, como FFP2. Na prática, os três tipos são igualmente eficientes (leia abaixo sobre o padrão KN95 e tenha cuidado). No começo da pandemia, o respirador PFF2 era indicado apenas para profissionais de saúde na linha de frente. Havia um temor que, caso a população corresse a comprá-lo, essas máscaras faltariam nos hospitais.

Não é mais o caso!

Países como Alemanha e Áustria já estão obrigando seus cidadãos a usarem esse tipo de máscara em determinadas situações, e elaboraram políticas públicas para incentivar a produção e distribuição do equipamento. Na França, o governo proibiu máscaras caseiras em locais como escolas.

No Brasil, atualmente o país mais afetado pela pandemia, a associação dos produtores de máscaras PFF2 (N95) estima que as diversas empresas autorizadas fabriquem cerca de 40 milhões delas por mês. É o suficiente para equipar boa parte da população brasileira, principalmente aquelas pessoas mais expostas ao coronavírus.

A máscara PFF2 (N95) é barata

Existem dezenas de modelos de máscaras PFF2 à venda no Brasil. Alguns custam menos de R$ 3 e oferecem a mesma proteção de outras mais caras. Aqui no Melhor Máscara, temos o compromisso de vender produtos sempre pelo menor preço possível. Compramos no atacado (por um preço mais baixo) e revendemos em kits menores, que duram bastante tempo.

Algumas máscaras são mais caras por questões estéticas, por serem de marcas mais conhecidas ou por oferecerem mais conforto na hora do uso. Todas as máscaras vendidas aqui são certificadas pelo Inmetro e têm um CA (Certificado de Aprovação). Com esse número você pode checar a autenticidade da sua máscara.

A máscara PFF2 (N95) é reutilizável

Como estão em contato direto com o vírus, os profissionais de saúde são orientados a descartar as máscaras PFF2 após o uso. Mas a população em geral, que vai ao mercado, pega ônibus ou frequenta locais com pouca ventilação, pode e deve reutilizar sua máscara, desde que ela fique ao menos três dias “descansando” entre um uso e outro. Esse tempo é suficiente para que qualquer resquício do vírus desapareça da superfície da máscara.

O nosso “Kit Dia a Dia” tem sete máscaras PFF2, de maneira que você possa usar uma em cada dia da semana. Na segunda semana, os respiradores já estarão prontos para serem usados novamente. Nesse revezamento, cada kit pode ser usado até dez vezes: ou seja, você tem dois meses e meio de proteção. Se antes disso, você perceber que o material está desgastado ou ela não está justa como antes, pode descartar a máscara.

Existe ao menos uma máscara PFF2 feita pra você

Existem 143 modelos de máscaras de PFF2 regulamentados pelo Inmetro, produzidas por dezenas de empresas no Brasil. Acostumadas com as máscaras de algodão caseiras, algumas pessoas reclamam do desconforto que a PFF2 pode causar, principalmente após muitas horas de uso. Mas com tantos produtores diferentes, provavelmente você vai encontrar uma que caiba perfeitamente no formato do seu rosto.

Essas máscaras estão ficando cada vez mais populares. Nas redes sociais, você pode encontrar resenhas sobre cada uma e fazer sua escolha de acordo com seus gostos e necessidades. Por causa do frete, talvez não valha a pena comprar suas máscaras por este site. Mas isso não deve te impedir de comprá-las em uma loja mais perto de você.

Caso mesmo assim você não consiga comprar uma PFF2, veja outras formas de se proteger com máscaras mais eficientes.

Antes de comprar sua máscara PFF2 (N95), tenha alguns cuidados

Verifique o CA da máscara que você pretende comprar e evite produtos sem essa certificação. Muitas pessoas confundem as máscaras PFF2 (N95) com o padrão KN95. O padrão KN95 é o mais adotado na China, mas não é indicada pela Anvisa para a proteção contra a covid por duas razões. A primeira é o elástico do KN95, que prende atrás da orelha e deixa o respirador mais “frouxo” no rosto (embora algumas pessoas achem esse tipo de elástico mais confortável). Esse espaço pode ser o suficiente pro vírus entrar ou sair.

A outra razão é que, como são produzidas na China, essas máscaras não passam por um controle de qualidade no Brasil e, na prática, é impossível saber se a capacidade filtrante delas é segura. Na dúvida, melhor evitar.

Compre sua máscara PFF2 (N95) com segurança

Você pode comprar suas máscaras PFF2 de qualquer revendedor, de preferência um que fique na sua cidade ou no seu estado, assim você economiza no frete e pode até comprar mais máscaras pra distribuir a quem precisa. Mas tenha o cuidado de checar a fábrica de origem e consulte o CA. Evite máscaras com válvula porque essa abertura facilita a passagem do vírus. Se puder, evite os modelos KN95.

Dê de presente um kit de máscaras PFF2 ou faça uma doação

Muita gente tem se sentido impotente diante da catástrofe da pandemia em nossas vidas. A adoção de máscaras boas, eficientes, reutilizáveis e baratas é uma atitude simples, que pode nos salvar e salvar as pessoas que amamos. Se puder, fique em casa e evite aglomerações. Mas se tiver que sair, vá com proteção. E dê de presente máscaras PFF2 para seus amigos, parentes, vizinhos, funcionários e trabalhadores de serviços essenciais.

Espalhe a palavra e interrompa o coronavírus

Agora que você já conhece mais sobre as máscaras PFF2 (N95), informe outras pessoas, ensine como usar e reusar esse importante equipamento de proteção individual e coletiva. Converse com pessoas influentes e tomadoras de decisões, tente convencê-las a incentivar e popularizar as máscaras PFF2. Compartilhe esse conhecimento e contribua ativamente para interromper o contágio do coronavírus.

Pague com
  • Mercado Pago
Selos
  • Site Seguro

ADRIANO WILKSON VIEIRA FERNANDES 91503892204 - CNPJ: 41.378.578/0001-63 © Todos os direitos reservados. 2021